domingo, 23 de março de 2014

UEPA ALTERA LEITURAS OBRIGATÓRIAS, PORÉM, NÃO AGRADA ESTUDANTES

Jogos de Azar de José Cardoso Pires,
é um dos livros da nova lista.
 Querido diário,

Estamos muito tempo sem nos falar. Mano, me desculpa mesmo! A gente tem que colocar o papo em dia. Prometo que faremos isso em breve. Mas tenho que te contar uma coisa que levou um misto de preocupação e indignação aos estudantes essa semana. É que a UEPA, simplesmente resolveu trocar TODAS eu disse TODAS as leituras obrigatórias desde o 1º ano de Ensino Médio. E fizeram isso agora em março mesmo. Não tão nem vendo.

PROTESTO

O único problema é que muita gente aceita isso caladinho, acha que esse é o processo natural das coisas. Mas um grupo de alunos, dois dias após a UEPA divulgar a nova lista de leituras, foi até o Solar do Leitor, livraria de um dos coordenadores da parte de literatura dos processos seletivos da universidade estadual e lá deixaram uma carta de repúdio à mudança tardia. Transcrevo-a aqui:

“Belém, 21 de março de 2014.

Caro professor Alonso,

Na sua monumental “Viagem do Elefante”, José Saramago narra o traslado de Salomão, de Lisboa em Portugal, a Valadollid na Áustria, em tempos imperiais. São muitos os problemas que despontam ao longo da viagem. Revelando a relação de poder e subordinação. É assim que nos sentimos. Em pleno século XXI com tamanha intransigência. Assim são os milhares de vestibulandos que sonham atingir seu objetivo e chegarem à universidade.

E a UEPA troca todas as leituras chamadas “obrigatórias” do vestibular desde a 1ª série do Ensino Médio. São obras geniais, visivelmente bem escolhidas que exigem do candidato a demonstração de suas habilidades.

A mudança, entretanto, foi radical e acima de tudo: tardia. Se já se pensava em alterar, porque não alterou-se ainda em janeiro? Quem lida com o processo cruel, exaustivo e até hitleriano do vestibular, sente que 2 meses fazem toda a diferença.

A literatura é genial e chega a ser um bálsamo de oxigênio, onde os estudantes mergulham num mundo diferente do seu e viajam, amam e odeiam, relaxam. Ela, porém, não é a única disciplina a ser estudada.

Some a matemática, analise o português, julgue os mapas, faça isso, aquilo e leia, compreenda, interprete obras filosóficas de grandes autores, de seus heterônimos. Compre os livros. A que horas?

Que se pense nisso e se avalie se mudanças tão radicais são deveras benéficas para os próximos escravos do vestibular.
Vestibulandos.”
COMPRA

Alguns autores que pintaram nessa lista da UEPA desse ano chegam a ser até desconhecidos. Muitas livrarias aguardam a chegada de remessas de livros para atender o consumidor.


Ai, ai...






Nenhum comentário:

Postar um comentário